quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FUTURO

Falamos tanto em preparar o futuro para as nossas crianças, mas o que fazemos para isso?
Como seres individuais precisamos entender que não podemos mutilar a realidade (ambiente). Simplesmente existem outros seres vivos, outras gerações. A gradativa destruição do meio ambiente provocada por nós seres humanos representa uma ameaça a todas as espécies vivas.
Acabamos com a camada de ozônio, com nossas florestas, com nossos rios, nossos mares, traficamos animais silvestres, poluímos nossas terras, não economizamos água, luz. Meu Deus! A lista é grande e olhe que deve ta faltando um monte de coisa.
Sim, coloco tudo na primeira pessoa do singular, do plural, afinal temos que assumir nossas culpas, pois se pararmos para pensar, se não  fazemos isso diretamente, fazemos indiretamente na medida em que  nada fazemos para parar com isso.
Mudanças simples de comportamento já faz a diferença se cada um fizer a sua parte, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não lavar calçadas com a mangueira, comprar eletroeletrônicos com selo de economia, devolver as baterias de celular nas revendedoras, não jogar lixo na rua, nos rios e por ai vai.
Acho que a Educação Ambiental deve ser explorada em todas as disciplinas da escola, para assim, despertar maior interesse nos alunos e fazer que eles revejam seus atos e suas ações sobre o meio onde vivem, mas como eu disse antes, a mudança tem que partir também de nós educadores, pois não basta passar noção, o exemplo também é importante.
Temos que ter em mente que somos seres humanos. Moramos na mesma casa, Planeta Terra. Temos que nos ajudar. Acorda, o Mundo tem que acordar e, fazendo minha parte é fazer parte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário