quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lixo nosso de cada dia.

LIXO é todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades diárias do homem em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Como exemplo de lixo temos as sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e tchan tchan tchan lixo eletrônico. 



Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas e o que mais você usar em casa que, descartados,de maneira irregular podem poluir o planeta.

A produção de resíduos é inerente à condição humana  e inexorável.
MAS ATENÇÃO, A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA !
O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Esse tema é bastante sério e preocupante, pois todos nós produzimos lixo, mas poucos são os que pensam pra onde vai todo esse lixo produzido e o descartamos em qualquer lugar, o que provoca sérios problemas desde  enchentes a contaminação do lençol freático.


Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva, no caso dos eletrônicos existem várias empresas que lidam com a reciclagem destes materiais, ou é possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
Para celulares, procure sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas às empresas fabricantes, sendo despejadas em locais seguros. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum.
Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresa de informática e celulares, e onde os aparelhos de  determinadas marcas podem ser descartados.

Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. Por isso é importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença. Então está na hora de baixarmos nosso espírito reciclador e procurar dar ao nosso lixo o destino correto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário