sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tv , video e educação


A ideia de trabalhar com imagens esta ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar. Ainda hoje é através deles que conseguimos criar teorias sobre como era a vida naquela época.
O certo é que de lá pra cá muita coisa mudou, avançou, evoluiu. Hoje temos a televisão que nos traz imagens de todo o mundo, nos entretendo de maneira fabulosa.
No Brasil a TV chegou em 1950, com a TV Tupi inaugurada por Francisco de Assis Chateaubriand. Na época só existiam 200 televisores espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Com a TV veio também veio o vídeo e ai novas possibilidades, inclusive na escola.
A escola deve usar a TV e  vídeo de maneira prazerosa, como uma forma de chamar atenção dos alunos para um novo assunto, para demonstrar uma experiência que não pode ser mostrada em sala de aula, para exemplificar o povo de outra época, e ai têm-se várias utilidades. A TV e o vídeo só não devem ser usadas como uma forma de “tapar buracos” na sala de aula, para substituir o professor, nem ser usada de uma maneira descasada com o conteúdo do assunto a ser abordado.
Como diz Moran, no seu texto “O vídeo na sala de aula”, o vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.
Em 1995, foi criado um canal de televisão brasileiro via satélite por antena parabólica, a Tv Escola, com intuito de promover a capacitação e atualização permanente dos professores do Brasil, sendo que foi ao ar oficialmente em 1996.
Em  dezembro de 2003  a TV Escola realizou uma das primeiras transmissões de  TV digital por IP , através de um projeto experimental denominado  TV Escola Digital Interativa  (TVEDI).
O site da TV escola é WWW.tvescola.mec.gov.br
Outro programa de Tv também para a educação sendo que esse é voltado para o educando,  é o Telecurso  um sistema educacional de educação a distância brasileiro mantido pela Fundação Roberto Marinho  e pelo sistema FIESP, sendo exibido pela Rede Globo. O programa consiste em tele-aulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e do ensino médio (2º grau) que podem ser assitistidas em casa ou em tele-salas. Também existe a modalidade profissionalizantena área de mecânica. O site do telecurso é

Como vemos várias são as possibilidades de uso da TV e vídeo na sala de aula, cabe ao educador buscar a melhor maneira de uso.


Um comentário:

  1. Olá Joelma,
    gostei das reflexões realizadas, mas senti falta da incorporação da hipertextualidade e da hipermídia no blog. Invista nisso!!!
    e também, traga novas reflexões, sobre outros temas...
    abraço

    ResponderExcluir