sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tv no ambiente escolar


A televisão no ambiente escolar, salvo projetos diferenciados de educadores e nem sempre propostas efetivas da escola, como um todo, é usada mais como recreação, substituição ou complemento de atividades diante das adversidades climáticas etc.
Ás vezes isso ocorre por desconhecimento de possibilidades e/ou de filmes e vídeos que tenham uma boa proposta pedagógica.
A escola é reflexo da sociedade e não o contrário, já a televisão é um espelho distorcido do real, pois muito pouco retrata em seus "realities shows" a realidade da educação, seu lado positivo, apenas amplia a questão da violência escolar, que é algo que existe além do muro das escolas.
As TVs abertas, hoje em dia, ao invés de divulgar notícias, criam as suas próprias, têm seus próprios atores, músicos e prêmios. De aberto mesmo, só o sinal da programação. E as possibilidades de interação estão por demais vinculadas aos índices de audiência e/ou da polêmica que possa gerar uma maior audiência, num ciclo vicioso demais.
Deveria ter  um reality show chamado "A Escola", para aqueles que acham que o ambiente escolar é povoado apenas pelo que os telejornais noticiam, para que os espectadores saibam que existe  projetos educacionais relevantes que jamais chegam ao grande público, pois não flertam com a polêmica nem dão audiência, dentro desta lógica perversa que se inseriu na grande mídia. E que existem educadores que fazem a diferença.
Eu espero ser uma a fazer a diferença,  ter força para mudar o que esta posto e não cair no circulo vicioso existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário